Pular para o conteúdo principal
Amazônia e a degradação Ambiemtal              
                                                 Equipe: 
                                                 Daniele Andrade.
                                                  Gabriel Vinicius.                                                    Milena Oliveira.  
                                                        Rose Vitória.                                                        Gleice Lopes. 
                                                
                                                     Orientadores: 
                                                  Wagner Aragão 
                                                        Yuri Oliveira

RESUMO                                

Este artigo tem como objetivo apresentar a Amazônia e as mudança que ocorreram ao longo dos anos até que chegássemos no estado de degradação ambiental. Diante disso, explicaremos de forma clara desde quando a América do sul e a África formaram um só continente e não existia a floresta amazônica, suas diversificações e o efeito delas, sua influência perante a sociedade brasileira e, assim, demostrar a importância que a mesma tem para o mundo e não só para brasil como muitos pensam. 

Palavras-chave: Floresta. Desmatamento. Biodiversidade. 

Introdução  

Em outros tempos atrás o que hoje conhecemos como floresta amazônica nem imaginava em existir. Tudo que se via era uma grande mata verde, com clima desértico que basicamente era impossível a formação de uma floresta na américa do sul. E, claro o que estamos hoje em dia explicando é o resultado de diversas mudanças que aconteceram ao longo dos anos. Essa forma em que atualmente conhecemos da floresta amazônica com todas as transformações e sua ampla biodiversidade foi o resultado de 600 milhões anos atrás de mudanças climáticas que de maneira progressiva a transformou. Consequentemente de tantas alterações naquele território de 5,5 milhões de km² se deu aparição de montanhas, exemplo disso, é a cordilheira dos andes no qual também é o local aonde o rio amazonas o mais longo surge. 
O território da Amazônia se engloba a nove país e em maior parte no brasil, o que se chama de Amazônia legal e lá se encontra a diversidade de ecossistema em abundância e seu clima quente e ao mesmo tempo úmido pelo fato de chover muito em torno daquela área segundo dados, “ chove em torno de 2.500 milímetros ” pôr ano, ou seja, é nítido que é o lugar aonde se mais chove no planeta e por isso resulta em ecossistemas e fauna absurda. Na floresta amazônica apresenta diversas espécies vegetais tais quais em sua grande maioria ficam verde durante todo o ano, conhecida pelo nome de perene. A mata é dividida em três parte a mata de terra firme aonde não a alagamentos, várzea que são propicia a ter alagamentos e por fim, igapó aonde permanece inundado por causa dos rios que passam por lá. E por conta dessa rica em abundância a surgimento de muitas espécies de animais, insetos. Justamente por isso, se torna um grande problema em relação ameaça de extinção desses animais e isso claro que aconteceu pela intervenção do homem na natureza. 
Os primeiros responsáveis a habitar aquelas regiões foram tribos indígenas cerca de 1 a 10 milhões de índios que moravam no local antes da chegada dos europeus segundo os dados da Funai (Fundação Nacional do Índio), se organizam entre caçadores e coletores, como agricultura não era tão desenvolvida na época tinham um estilo de vida no qual  sobrevivia apenas com o necessário para cada tribo. De toda forma, os índios estão muito ligados a floresta uma vez que, tem medicina, comida e as ferramentas são esses detalhes que de alguma maneira estão relacionadas a floresta.  
Contudo, a chegada dos europeus no século 16, quando desembarcaram no vale do amazonas se depararam com as comunidades indígenas com uma grande quantidade de pessoas, mas que logo se devastou por conta dos europeus ao longo dos anos de conquista e colonização aconteceram guerras e muitos foram mortos tentando resistir, e principal as doenças trazidas por eles. Ao chegar na mata e se depara com a mata verde, forte calor e os perigosos que a mesma oferecia os europeus apelidaram a floresta como “inferno verde”. Por conta do tratado de Tordesilhas assinado em 1494 que dividia as terras “descobertas” entre Espanha e Portugal, o que de acordo com tratado pertencia aos espanhóis e não os portugueses, apesar de que quem se interessou e achava importante proteger de invasões de outros países foram os portugueses. E assim que Portugal assumiu o controle, foram feitas diversas extrações no intuito de retirar todas as possíveis riqueza que no local oferecia, sem pensar no mal que poderia fazer a floresta, o que quer dizer que o processo de degradação ambiental já se iniciava. Com as grandes expedições como a de 1637 na qual Portugal encomenda a primeira extração de frutos como a castanha e cacau o que de fato atraiu o um mundo e com isso, abri o espaço para que as pessoas interessadas migrassem para o local. Logo, a mão de obra dos índios não servia mais por conta da agriculta ter evoluído e assim começaram a trazer os negros para trabalhar como escravos.  
Com tempo como o tratado foi desrespeitado o tratado de Madri foi feito, com ele, toda região do nordeste passa a ser de Portugal o que proporcionou tantas expedições e exportações e com isso vieram as revoluções que descobriram mais riquezas na Amazônia com o ouro negro (a borracha) e isso também trouxe a atenção para brasileiros ou até mesmo imigrantes que foram financiados pelo governo na época. Os nordestinos que a procura de trabalho, passou a trabalhar nos seringais que cuidava na parte da exportação para os outros países o que gerou muitas riquezas enquanto durou. Porem esse mesmo material foi descoberto na Ásia o logo fez com que a Amazônia ficasse esquecida, mas não por muito tempo pelo porto da Ásia ter sido fechado proibindo que o comercio desse produto fosse repassado para os países aliado, e assim voltaram a degradar a terra. Mais com termino da guerra houve a quebra de contrato por parte dos estados unidos o que mais uma vez libertou a floresta. Mas então, surgiu a ditatura militar que construiu a transamazônica que era vias rodoviárias que dava acesso a Amazônia e claro para que essas vias fossem construídas era necessário mais desmatamento e consequentemente isso acabava   degradando cada vez mais a floresta, em 1980, já se passava mais de 14 milhões de áreas devastadas. 

Já hoje, em pleno o século 21, com tantas tecnologias para fazer e ver o quanto as áreas são desmatadas e queimadas os limites até aonde se consegue suporta tantas destruições e as ongs que fiscalizam, luta pelas causas, e investe no intuito de recuperar. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os dados em relação ao desmatamento nos últimos três anos, e alertas são feitos pelo sistema de detectação de desmatamento em tempo real (deter) e enviado ao Ibama que se responsabiliza pela fiscalização. Mesmo evoluindo nos anos é nítido se ver que principal fator para o desmatamento é a agropecuária e dados aponta que nos últimos anos a manada de gado cresceu em torno de 240%. Então se explica porque se desmata tanto, e é importante citar que em grande maioria dessas fazendas na região são todas irregulares. E por essa ganancia pelo lucro, de modo ilegal acontecem os incêndios criminoso que antes não muito comentado na sociedade. E no ano de 2019 ganhou uma proporção gigantesca em movimentos nas redes sociais que foi muito comentado e repostado por famosos, até mesmo fotos de incêndios que não era daquela época. Mesmo não sendo a primeira vez e que pelo que parece não será a última.  

Desmatamento e Queimadas  

Como já dito, a degradação ambiental da Amazônia se iniciou desde de que a floresta ficou habitável e foi habitada pelo homem. E mesmo que os índios tenham devastado apenas para sua sobrevivência. Mas com os fazendeiros não usam as áreas apenas para sua sobrevivência e sim, visando o lucro e de maneira ilegal. 
O desmatamento acontecer legalmente é necessário pedir uma autorização para informando para que será utilizada, com a autorização em seguida se faz o   “correntão” é o nome dado ao processo de dois tratores interligados derrubando as arvores, já derrubada essa floresta fica um tempo ressecando aguardando o período de seca no qual possibilita a perca de umidade da vegetação. E só então é ateado fogo na área seca o suficiente e assim se dá o processo de queimadas e logo se planta o capim que os gados iram comer (é dessa forma que geralmente acontecem). Mas o que acontece nas queimadas ilegais é que esse fogo se expande para outras florestas que nem foram desflorestadas e se apossam dessa terra. Isso acontece na Amazônia e não é de agora mas que se repercutiu após os dados pela Inep que foram divulgado pela mídia e assim ganhou esse grande alastro nos meios de comunicação. 

 Biopirataria  

É a apropriação ilegal de conhecimento. Plantas e florestas que visa o lucro econômico em cima disso. Na floresta, temos exemplo da apropriação ilegal dos conhecimentos indígenas, tudo que englobava sua cultura que poderia oferecer lucro. E com isso, as multinacionais que lucram em cima disso  

A importância da Amazônia 

Amazônia é enorme em tantos aspectos já citados a cima e apesar de não produzir 20% do oxigênio para o mundo, pelo fato que da floresta absorver para si própria por conta do seu tamanho, assim como também a evaporação da água que ajuda a manter o equilíbrio climático de lá. Mas desempenha um papel importante para a manutenção dos serviços ecológicos, garante a qualidade para o solo e estoque de água doce e protege a biodiversidade, e com 20% da água doce do mundo que está localizada na Amazônia.  

Conclusão  

Portanto, concluímos que a Amazônia ainda que linda e rica em tantos aspectos, sofreu e sofre muito com a ação do homem que interfere na sua natureza. Com seus animais, tudo que engloba sua biodiversidade e que todo esse transtorno que passou e passa, gerou a degradação ambiental. Contudo, mostramos suas riquezas, beleza e importância. Mas também mostramos a ignorância do ser humano com poder nas mãos! 

Referências 
Sites: Floresta amazônica.info.com.br Inep.gov.br 
Livro: Biologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – p. 296 
 
Link prara o vídeo
https://youtu.be/W9tpVx8rt2Y

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cozinhando com a Física/Química Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire Dias D'Ávila - Bahia Alexsandro Souza  Adlai Cristiane Mota Davi Euller  Fabio Souza Mateus de Jesus Myrzethe vitória Noemi Ramos Rebeca Miranda  Thaisnara Beatriz Para acessar o artigo  CLIQUE AQUI!
AS FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA                                                                                                                 AUTORES:                                                 Alexsandro Souza                                             Cristiane Aparecida                                                  ...